sábado, 27 de fevereiro de 2016

Isso é vegano?

Entre os meus amigos, brincamos direto com esta pergunta. Vira e mexe estamos falando de algo, que pode não ter nada a ver com o caso, e daí perguntamos, mas isso é vegano? A brincadeira surge do fato de que estamos sempre tendo que nos fazer esta pergunta de verdade. Quantas vezes saí do supermercado sem algum produto por que não tinha certeza se os produtos a venda eram veganos ou não.

Mas, então, o que é vegano, afinal?

Para definir com as minhas palavras
Um produto vegano é: um produto que não usa em sua composição nenhum produto de origem animal (como a carne, músculos, cartilagem, leite, ovos, mel, lã, couro, etc...), não usa de testes em animais, não maltrata o meio ambiente e que não cause sofrimento a nenhum ser vivo durante sua cadeia de produção.
Já uma pessoa vegana: é a pessoa que não consome os produtos citados acima, nem para alimentação, nem vestimenta, nem financia empresas associadas à exploração.


 A definição da The Vegan Society da Inglaterra é:
"O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais."

Por que fazer esta escolha?

Bom, esta é uma resposta individual. Cada um tem um motivo particular. Vemos pessoas que fazem esta escolha por questões de saúde e qualidade de vida. Outras, depois que se tornam conscientes dos impactos da criação de animais no meio ambiente e, na tentativa de ajudar a preservação ambiental, tomam esta decisão. Outras, ainda, quando percebem que os animais criados e sacrificados para consumo são animais que, assim como nós, sentem, amam, têm melhores amigos, sentem saudades, têm medo, choram, sofrem a morte de um ente querido, e lutam contra a morte. Algumas pessoas tomam esta decisão por conta de todos estes motivos juntos, afinal, mesmo que apenas um motivo destes lhe leve a tomar a decisão, conforme você vai entrando neste universo mais e mais você percebe que só há motivos a favor desta escolha e qualquer motivo contra, é um motivo egoísta.

E como saber quais produtos são veganos?

Bom, já existem Selos Veganos
O da Vegan Society é internacional. Há no Brasil o Selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Poucos produtos usam os Selos, infelizmente. Você encontra, mas não poderá se fiar somente nisso, por enquanto.
Existem também os Selos de Cruelty-Free - Significa que não foi testado em animais, não necessariamente significa que não há derivados de animais no produto.
Ainda é necessário ler rótulos e estar a par sobre o que significam aqueles nomes utilizados para descrever ingredientes nos rótulos, pois nem todos são claros. Lembrando que alguns, como a cerveja, não dizem nada no rótulo, mas utilizam derivados, como gelatina ou ovos durante a fabricação da cerveja. Então, você acaba se tornando um expert no assunto e, na dúvida, sai do supermercado sem o produto.
Mas não ‘priemos cânico’ como diria nosso amigo Chapolin Colorado! Estão surgindo cada vez mais possibilidades de produtos e de locais para comprar seus produtos. Padarias veganas, mercados veganos, até açougues - para os que sentem saudade da sensação de ter um cadáver na mesa (!?!).
A nossa vida não é tão difícil quanto querem que você pense. Afinal, a maior parte do que há na sua mesa hoje já é vegano! Sim! Arroz, feijão, alface, tomate, cebola, lentilhas, amêndoas, pão (em sua maioria), geléias, enfim, legumes, verduras, a maior parte do que você come já é vegano. A menos que você seja fã de fast-food porque já estas passam longe do veganismo, em sua maioria. Até porque elas fazem mal pra você! Então, largue este lixo e vá comer uma cenoura, amigo! Se você tem até 29 anos vai achar que é bobagem e que sua saúde é de ferro e sempre será. Pois espere! Espere os 3 ponto 0 e você verá o quão de ferro você realmente é. Você vai aprender o que ressaca realmente significa. E gravidade. E dificuldade de emagrecer. E tudo aquilo que os outros falam e que, hoje, você acha que entende. ;)

Onde encontro listas para saber se é vegano ou não?

  • No site da PETA, você pode fazer uma busca por empresas, por tipo de produto, por país, empresas que testam ou que não testam em animais, por regulamentação de trabalho ou você pode fazer o download em formato PDF das listas: Clique aqui
  • Aqui no Veganismo há uma lista bem completa de produtos veganos: Clique aqui.
  • No Guia Vegano também tem uma relação bem completa, onde você pode procurar nos 100% veganos por categoria, como, higiene, vitamina, rações, etc... ou Empresas que testam, as que não testam e ver as respostas dos SACs das empresas, bem legal: Clique aqui.
  • No Cantinho Vegetariano há uma lista com produtos veganos, muitos dos quais você já possui na despensa: Clique aqui.

Há muitas outras listas no Google, reuni as que eu acho mais fáceis de navegar e de se achar.


Lembrando: Não há nada que um vegano NÃO POSSA consumir. A questão é que nós NÃO QUEREMOS consumir sofrimento.


Eu posso, eu só não quero.

Siga-nos no Facebook, no Twitter ou acesse o site da Espaço Veg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário