sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Substituindo o OVO

Como prometido, hoje vamos falar sobre como substituir os OVOS nas receitas. Afinal, Veganos adoram bolos, massas, panquecas e demais delícias que, normalmente, levam ovos na receita. Mas não se preocupem, é possível substituir e seguir comendo guloseimas maravilhosas. E ainda, estas terão um gosto muito melhor, pois estarão livres de sofrimento animal.

Então, afinal, como devemos substituir? Processos complicados e mirabolantes estão envolvidos? Não. É muito simples: Linhaça OU chia. 


Destas que você compra em qualquer mercado, loja de grãos ou produtos especializados. Pode ser farinha ou o grão mesmo. Algumas pessoas preferem a farinha para que o grão não fique 'aparecendo' no bolo, mas eu não tenho preconceitos, uso o grão mesmo. É bem fácil. 

Para cada ovo utilize 1 colher de sopa de linhaça ou de chia. 
Para cada colher de linhaça ou chia utilize duas de água. Coloque em uma xícara ou recipiente apropriado e deixe repousar por, pelo menos, 10 minutos. Você verá ganhar uma consistência diferente, como clara de ovo. E está pronto para usar misturando aos demais ingredientes da receita.

E qual delas escolher? A linhaça ou a chia?

Bom, eu sugiro que você faça o teste. Utilize uma, depois a outra e veja como fica para o seu paladar. Após fazer os meus testes, eu acabei optando pela linhaça. Porque, para o meu gosto, a linhaça passa despercebido, enquanto a chia deixa um gosto marcante na receita. 

E é isso. Sem grandes mistérios. Saudável, gostoso, rápido e prático!

Siga-nos no Facebook, no Twitter e acesse o site da Espaço Veg.



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Capitão Planeta e a Preservação Ambiental


Lembram deste desenho animado? Pois eu lembro dele com muito carinho. Adorava gritar junto: "Vai Planeta!" todas as manhãs. Andei a procura dele pelo Netflix, queria muito apresentá-lo à minha irmã, que tem 9 anos, mas não o encontrei. Fui achá-lo apenas no YouTube. Ainda assim, foi possível vermos juntas e eu pude passar para ela minha emoção ao dizer todas as falas em uníssono com os personagens, pois apesar de não ter assistido nos últimos 20 anos (mais ou menos), ainda lembrava de cor e salteado das falas queridas. Ela acabou gostando, mas acho que mais da minha emoção do que do desenho propriamente dito. Afinal, ele não foi feito com os recursos digitais que estão disponíveis hoje, portanto, visualmente ele não é tão atrativo quanto os desenhos que ela está acostumada. E está aí um desenho que valeria a pena repaginar, refazer para que a nova geração possa curtir, mas enquanto isso não é feito, eu curto mesmo assim. Sua mensagem é importantíssima e as novas gerações devem vê-lo: preservação, sustentabilidade, amor, compaixão por todos os seres vivos do planeta, a noção de que o planeta é um ser vivo e que, assim como nós, quer prosperar com saúde e que, nós, enquanto PARTE deste planeta, devemos ajudá-lo nesta tarefa, que nos é vital, afinal somos hóspedes neste lindo planeta.
Reveja, relembre, repasse ;)

Siga-nos no Facebook, no Twitter e acesse o site da Espaço Veg.